Nas fotos tiradas por volta de 1885 em Campo Bom está o casal Felipe Diefenbach e Carolina Damm. Felipe nasceu em 1832, era filho de Johannes Diefenbach (nascido em Aspisheim, no Hunsrück) e de Apollonia Helena Schweitzer (nascida em Nack, junto a Alzei) e faleceu em 1904 em Campo Bom. Carolina Damm que nasceu no ano de 1837 era filha de Dominicus Damm (nascido em Frankenstein, perto de Breslau na Silésia) e Maria Catharina Margaretha Schneider (nascida em Flonheim, junto a Alzey em Darmstadt). Carolina faleceu no ano de 1899 em Campo Bom. O casal que casou em 1854, teve os filhos: Maria Emília, Catarina, Pedro, Felipe, Maria Leopoldina e Elisabeth Difenbach.
domingo, 29 de janeiro de 2012
sábado, 28 de janeiro de 2012
Emílio Kraemer - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na foto tirada na década de 1930 está o hamburguense Emílio Kraemer. Ele era filho de Joahannes Krämer e Anna Maria Candida Sänger de Hamburgo Velho. Emílio casou com Caroline Elisabeth Koch com quem teve duas filhas. Emílio tinha uma selaria na rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre. Kraemer não deixou descendentes em Novo Hamburgo, porém muitos descendentes de seus irmãos são hamburguenses.
Banda do Colégio São Jacó - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na foto tirada na década de 1910 no antigo Colégio São Jacó, onde hoje está o Campus I da Feevale, está uma das primeiras bandas do colégio dos Irmãos Maristas. O assinalado é o hamburguense Bruno Mário Campani que apesar de pouca idade já tocava violino. Campani casou com Lola Feiden e teve as filhas Maria Teresa, Gertie e Maria Irma, todas moradoras de Novo Hamburgo.
Amigos na cidade de Dois Irmãos - Acervo Felipe Kuhn Braun
Foto de amigos, tirada no município de Dois Irmãos por volta de 1895. Nela estão, entre outros, os irmãos Pedro Boll Filho (à esquerda em pé) e Frederico Boll (à direita em pé). Os irmãos Boll, naturais de Linha São João, interior de Dois Irmãos, eram filhos de Pedro Boll e Catharina Wolf. Pedro Boll Filho casou com Maria Seger e foi morar no bairro São Jorge em Novo Hamburgo. Frederico morou no Vale Direito, interior de Dois Irmãos.
Jorge Jacob Schneider de Dois Irmãos - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na foto está o apicultor Jorge Jacob Schneider de Dois Irmãos com suas caixas para extração de mel em sua propriedade no município, por volta de 1890. Jorge Jacob era filho de Georg Schneider (nascido em Holzbach, Alemanha) e Catharina Kurz (nascida em Gemünden, Alemanha). Schneider foi casado com Susanna Schuh (nascida no ano de 1850 em Ebernburg bei Kreuznach) com quem teve os filhos: Amália, Jorge, Elisabetha, Carlos, Frederico, Luísa Catarina, Delfina e Jacob Schneider.
Casal Kirsch de Novo Hamburgo - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na foto está o casal Adolfo Kirsch (nascido em 1877 em Taquara, filho de Johannes Kirsch e Elisabeth Petry) e Hermine Müller (nascida em Novo Hamburgo, filha de Liborius Müller e Carolina Kunz) por volta de 1900 em Taquara. Adolfo e Hermine tiveram os filhos Arno e Lucinda Kirsch e mais tarde se mudaram para Novo Hamburgo.
Theobaldo Krämer - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na imagem feita por volta de 1895 está Theobaldo Krämer. Theobaldo que nasceu em 1881 em Hamburgo Velho, era filho de Johannes Kramer e Anna Maria Candida Sanger e bisneto do comerciante hamburguense Johann Peter Schmitt. Kramer casou com Emma Emília Petau com quem teve as filhas Norma e Hertha. Theobaldo tinha uma casa de couros na rua Voluntários da Pátria em Porto Alegre, onde empregou seus irmãos Emílio e Edgar.
Casal Thön - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na foto tirada por volta de 1885 está o casal Johann Martin Thön e Cristina Dannenhauer. Johann Martin Thön veio da Alemanha, era natural de Kirchentellinsfurt e se instalou em Windhof, Pinhal Alto, Nova Petrópolis onde teve taverna, funilaria, ferraria e comércio. O casal teve doze filhos e Johann Martin faleceu no ano de 1931.
Maria Herbst Schasse - Acervo Felipe Kuhn Braun
Família Dreyer de Campo Bom - Acervo Felipe Kuhn Braun
Karl Dreyer aproximadamente em 1893, junto ao seu moinho em Campo Bom. Da esquerda para direita (sentados e de pé): Johanna Philippine Wilhelmine Dreyer, Adelina Gross, Maria Adelina Dreyer (de pé), Catharina Elisabeth Timm (a segunda esposa de Karl Dreyer), Frieda Luisa Dreyer (no colo de Catharina), Karl Dreyer, Alfredo Jacob e Emília Dreyer. Na fila de trás (em pé, da esquerda para direita): Frederico Ernesto Gross, Caroline Dreyer, Philippe Scherer, Elisabeth Hahn, Maria Luisa Susanna Dreyer, Augustina Carolina Wolff, Karl Dreyer Filho e Catharina Leopoldina Dreyer.
Johann e Catharina Becker - Acervo Felipe Kuhn Braun
Na foto tirada por volta de 1895 está o casal Johann Becker e Catharina Müller de Hamburgo Velho. Johann (que nasceu em 1831 era filho de Nicolau Becker, o pioneiro dos curtumes do Vale dos Sinos e de Angela Kramer). Catharina (que nasceu em 1837, era filha de Johann Adam Müller e Anna Elisabeth Wallauer). Ela faleceu em 1899 e ele em 1915, o casal teve onze filhos, sendo que um deles, Augusto Becker, faleceu na Guerra do Paraguai, na Batalha de Curupaity em 1866.
sexta-feira, 27 de janeiro de 2012
sábado, 21 de janeiro de 2012
Na chácara Metzler em Porto Alegre
Foto tirada nos idos de 1900 na chácara Metzler em Porto Alegre. À esquerda o jornalista e escritor Hugo Metzler. No centro Leopoldo Dischinger e Ana Petry. O assinalado na foto é o "Wolfrämchen" conforme anotação no verso da foto. Wolfrämchen estudou medicina e se tornou o Dr. Wolfram Metzler. Na década de 1940 se tornou deputado estadual e posteriormente deputado federal, concorreu ao governo do Estado e foi pré-candidato ao Senado, faleceu poucos dias após assumir o INCRA no ano de 1957. Na foto o pequeno Wolfram está acompanhado dos irmãos e da mãe Bertha Petry, irmã do primeiro prefeito eleito de Novo Hamburgo, Leopoldo Petry.
Assinar:
Postagens (Atom)