sábado, 9 de abril de 2011

Histórico e genealogia de imigrantes - Por Felipe Kuhn Braun

Pesquiso imigração alemã há nove anos, iniciei com a genealogia de meus familiares. Primeiramente com nomes de ancestrais e parentes colaterais e no ano de 2005, contava com 22 mil nomes de parentes e 530 de ancestrais. Nesse meio tempo, recebi um telefonema de um parente de Porto Alegre, o Sr. Harry Rodolfo Grochau, que também pesquisava genealogia das famílias.


Elaboramos juntos, a partir de 2005, usando o Family Tree Maker (programa genealógico elaborado pelos mórmons), uma espécie de banco de dados de famílias alemães. Ano passado publiquei dois livros sobre imigração, eu e o Harry pensamos em publicar no futuro, boa parte da genealogia dessas famílias teuto-gaúchas, teuto-brasileiras.


Hoje possuímos um arquivo de 350.000 nomes de imigrantes alemães, seus ancestrais e descendentes na Alemanha e no Brasil. É certamente, um dos maiores arquivos genealógicos sobre imigração alemã no Rio Grande do Sul. Contamos também, muitas vezes, com a parceria de outro amigo pesquisador, de Novo Hamburgo, o Sr. Jonas Ebling Rambow.


Muitas vezes as pessoas entram em contato conosco e conseguimos ajudá-las na busca de informações sobre seus ancestrais, não cobramos pelas pesquisas, mas também não pesquisamos informações que não possuímos em nosso banco de dados. Também não disponibilizamos o material na íntegra, nem disponibilizaremos, simplesmente porque todo esse trabalho teve um custo alto e passamos anos envolvidos nessa pesquisa.


A partir de agora, uma parte desse histórico de imigrantes e suas genealogias, disponibilizaremos nesse blog, para preservar esse material no futuro e para servir como base histórica e genealógica, para outros pesquisadores. Gostaríamos que todos que conseguissem material através do blog, mencionassem nossos nomes, em retribuição a nossa ajuda.


A todos, desejamos boas pesquisas!

4 comentários:

  1. Oi Felipe preciso se possível materiais que pudessem me ajudar na pesquisa da família Morsch,Johann Morsch chegou em Petrópolis em 1845,e um dos seus filhos Mathias veio para o sul,meu bisávo é seu filho e se chamava José Augusto Morsch.Desde já agradeço.
    Monica Raquel Morsch email monnykah@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. caririsrs@ig.com.br,o outro email.Obrigada.Monica Morsch

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Felipe, Estou a procura de algum registro, de meus antepassados imigrantes Alemães Vendelino Müller e Sofia Fisher que imigraram para São José do Hortêncio porém não sei de as respectivas datas, só de seu filho Jacob Müller (*1852+1931).

    sandromn2000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir