sexta-feira, 15 de abril de 2011

História de Novo Hamburgo

Pesquiso há 9 anos sobre genealogia e histórias de imigrantes alemães, seus descendentes e localidades fundadas por eles no sul do Brasil. Comecei cedo com as pesquisas, aos 14 anos. Desde 2001 visito famílias nos dias livres em busca de subsídios para as pesquisas, fotografias antigas, cartas, documentos, livros, através desse material e da história oral, contada pelos descendentes dos imigrantes, monto passo a passo esse "quebra-cabeças" que é a história.

Sou natural de Novo Hamburgo e desde o início tive curiosidades em conhecer mais a história de minha terra. Há 9 anos, desde o início das pesquisas, visito famílias em Novo Hamburgo para montar o histórico do município. Há uma história riquíssima que poucos sabem e que está se perdendo ano após ano, década após década. Atualmente estou compilando todo esse material para no futuro, montar uma publicação sobre o município.

Desde 2009 já escrevi 40 páginas, e desde 2001 juntei aproximadamente 2.500 fotos antigas de Novo Hamburgo e das famílias que viveram na localidade desde a década de 1860. Acredito que a História só é preservada quando é publicada, por isso envio há 6 anos as fotografias antigas para o Jornal NH, que as publica na coluna Antigamente. Muitas imagens também consegui preservar nos dois livros que escrevi em 2010, História da Imigração Alemã no Sul do Brasil e Memórias do Povo Alemão no Rio Grande do Sul.

Por acreditar também na internet como um local para preservação desse material, quero pouco a pouco disponibilizar para os internautas, o histórico hamburguense no blog: http://www.historiadenovohamburgo.blogspot.com/. Que possamos ter a história de Novo Hamburgo preservada no futuro!

2 comentários:

  1. Aonde posso comprar o seu livro que conta a história de Novo Hamburgo?

    ResponderExcluir
  2. Ainda não publiquei um livro específico de Novo Hamburgo...estou no planejamento, ainda escrevendo o projeto que pretendo em breve publicar.

    ResponderExcluir