sábado, 26 de fevereiro de 2011

Cemitérios alemães no sul do Brasil - Deutsche Friedhöfe in Südbrasilien

Criei um blog para postar pouco a pouco, todas as fotografias que fiz dos cemitérios alemães aqui do sul do Brasil. Ali, nas lápides de imigrantes e seus descendentes, encontra-se muita história sobre a sociedade de outrora; sobre as condições de vida das famílias, nomes e datas, pistas para montar esse quebra-cabeça histórico que é o estudo dos imigrantes, de suas famílias e das localidades fundadas por eles.

No blog postei até o momento, imagens dos cemitérios de Walachai, Morro Reuter, Presidente Lucena, Feliz, Dois Irmãos, Novo Hamburgo, Nova Petrópolis e Sapiranga.

Há lápides de integrantes das seguintes famílias: Blume, Bohn, Dexheimer, Diefenthäler, Engel, Schneider, Lehn, Seewald, Führ, Simon, Kilpp, Kaefer, Noll, Weissheimer, Mentz, Maldaner, Mombach, Ledur, Hartmann, Rohr, Wedig, Schwantes, Michaelsen, Roloff, Link, Wittmann, Schabarum, Korndörfer, Ebling, von Hohendorff, Schütz, Schmitt, Jost, Schönardie, Knorst, Volkweis, Backes, Knapp, Selbach, Bartzen, Heck, Hartz, Heldt, Wolf, Zirbes e Kampff.

O link é: http://cemiteriosalemaes.blogspot.com/
A publicação dessas fotos, mesmo que num blog, é uma forma de preservar um pouco a história de nossos ancestrais. Algumas imagens já publiquei no meu segundo livro, com o título "A simbologia oculta nos cemitérios". Onde expliquei um pouco sobre o simbolismo de outrora, encontrados nas esculturas antigas feitas nos túmulos dos pioneiros.
A foto acima é do cemitério de Travessão (Schwabenschneiss, a antiga Picada dos Suábios) no interior do município de Dois Irmãos (Baumschneiss, a antiga Picada dos Baum).

Nenhum comentário:

Postar um comentário