quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Samuel Dietschi - Novo Hamburgo

1900 e Antigamente: conheça a história de Samuel Dietschi, primeiro professor de música de Novo Hamburgo, homenageado em nossa cidade com uma rua e uma escola, que levam seu nome. Samuel Dietschi nasceu a 24 de dezembro de 1875. Era filho do pastor Johann Rudolph Dietschi e de sua esposa Lydia Haury. Seu pai era natural da Suíça e foi pastor em diversas comunidades no sul do Brasil, atuando principalmente no atual município de Taquara. Samuel era o mais velho de 8 irmãos.
Dietschi iniciou seus estudos no Colégio Independência em São Leopoldo, cujo diretor era seu padrinho, o Pastor Dr. Wilhelm Rottermund (conhecido como o pastor das letras). Foi no colégio que Samuel iniciou sua carreira como professor de música. Depois de formado emigrou para Novo Hamburgo, onde casou com Frida Hoffmann no dia 4 de junho de 1898.
Aos 23 anos e recém casado, Dietschi fundou em companhia da esposa, um pensionato para jovens estudantes de música. O pensionato servia também para abrigar muitos alunos que estudavam na Fundação Evangélica ou na escola da Comunidade Evangélica, onde Dietschi também era professor.
Em 1925 fundou o primeiro “bazar musical” de Novo Hamburgo, na parte térrea de sua residência. Dietschi importava instrumentos musicais da Europa, para atender os músicos da região. Samuel se dedicava desde 1893, ao coral da Sociedade de Cantores Frohsin que mais tarde ficou conhecido como coral Júlio Kunz. Samuel foi regente do coral, também foi maestro e organista. Inaugurou o órgão da igreja evangélica de Hamburgo Velho, que foi fabricado por J. Edmundo Bohn. Por mais de 50 anos Dietschi foi professor na Fundação Evangélica, lecionando música, que era sua grande paixão. A 4 de junho de 1948 comemorou suas bodas de ouro, ainda lecionava, mas estava muito doente. Faleceu dois dias depois, a 6 de junho de 1948. Histórico com a contribuição do pesquisador e escritor hamburguense Paulo Henrique Kern.

Nenhum comentário:

Postar um comentário