sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Acervo fotográfico sobre os imigrantes germânicos - 13 anos de pesquisas


Em setembro deste ano (2014), completei 13 anos de pesquisas sobre os imigrantes germânicos, seus descendentes e as localidades fundadas por eles. Hoje contabilizo 415 famílias visitadas em todas as regiões de “colonização alemã” do Rio Grande do Sul, no oeste e leste catarinense, no oeste paranaense, no nordeste da Argentina e no sul do Paraguai. Também estou programando para o ano de 2015, visitas na região de ocupação pomerana no Espírito Santo, bem como, o retorno para a Argentina e Paraguai.

Nesses anos de trabalhos, formei um grande acervo, de 27.440 fotografias antigas (até este momento, outubro de 2014), seis mil originais e o restante, cópias. Imagens estas do período de início da fotografia no Rio Grande do Sul, com as duas imagens do ano de 1856, retratando dois imigrantes, até a década de 1960. Meu maior objetivo sempre foi o compartilhamento e a preservação destas imagens para a posteridade. Por isso também escrevi até o momento, dez livros sobre essas histórias.

Várias vezes as pessoas já me perguntaram sobre a divulgação deste material na internet. Neste blog e no meu site já disponibilizei mais de mil fotografias antigas. Pode até parecer pouco, mas está a disposição para todos que queiram enriquecer seus trabalhos de pesquisa e até mesmo para muitos que encontrarão fotos de seus antepassados.

Infelizmente já tive muito material copiado sem ser creditado, até mesmo por prefeituras, em livros e jornais, sem falar nos pesquisadores. É por isso que tenho muita cautela quanto à divulgação destas imagens na internet. Não me sinto o dono, e sim o guardião deste acervo, que organizei ao longo de tantos anos, com muito zelo. Mesmo assim, não tenho pretensões de “guardar” este acervo apenas comigo. Além de ter contribuído esses anos todos para diversas publicações e diversos pesquisadores (de outros Estados do Brasil e de outros países), vou publicar mais algumas centenas de imagens no blog, todas em alta resolução e sem inscrições sobre estas fotos. E isso farei nos próximos anos, até que, boa parte deste acervo fique a disposição. Autorizo a publicação deste material, mas peço encarecidamente que este material seja creditado.

Nos próximos anos seguirei lutando para que este, que é o maior acervo da história da imigração alemã no sul do Brasil (em número de imagens), fique ainda maior e que sirva de fonte para pesquisas, para o compartilhamento destas histórias e para a preservação destas memórias (individuais e coletivas), dos imigrantes e de seus descendentes. A todos uma ótima leitura destes textos e uma boa pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário