quarta-feira, 27 de abril de 2011
Imigração alemã - Novo Hamburgo antes da estação de ferro
Imigração alemã - Encontro de leigos e religiosos na Picada Café
Imigração alemã - funcionários e autoridades no Sanatório Regina
Imigração alemã - casamento do Dr. Wolfram Metzler
Monumento ao imigrante alemão - na cidade de São Leopoldo
Localidade de Oberschlinder - Terra da família Wiltgen
segunda-feira, 25 de abril de 2011
domingo, 24 de abril de 2011
Felipe Kuhn Braun – Seine Geschichte
Imigrante Gabriel Philipp Wilhelm Korndörfer
Imigrante Jacob Weissheimer
Imigrante Johann Knewitz
Imigrante Johann Heinrich Diefenbach
Imigrante Johann Nicolas Blauth
Imigrante Heinrich Jacob Altmeyer
Imigrante Johann Michael Wasum
Imigrante Adam Schneider
Imigrante Johann Christian Heinrich Scheffel
Imigrante Johann Conrad Streb
Imigrante Carl Friedrich August Richter
Imigrante Franz Jacob Nadler
Imigrante Georg Friedrich Grub
Imigrante Wilhelm Feller
Nascido no ano de 1789 em Vöhl, perto de Kassel, emigrou ao Brasil junto com a esposa Elisabeth Borniger e a filha Catharina, se estabelecendo em Hamburgo Velho, onde nasceram mais três filhos: Friedrich, Hermann e Adam Feller. Feller faleceu em 1870 em Hamburgo Velho e seus três filhos permaneceram em Novo Hamburgo, onde deixaram grande descendência.
Imigrante Johannes Friedrich
Imigrante Johann Abraham Cassel
Imigrante Johann Christoph Beck
Imigrante Johannes Zott
Imigrante Carl Benjamim Zimmermann
Carlos Banjamim Zimmermann, chegou solteiro a São Leopoldo, com os passageiros do Germânia em 06 de novembro de 1824. Do Rio de Janeiro veio para Porto Alegre, onde adoeceu, com a sumaca São Francisco de Paula. Em São Leopoldo, chegou em companhia do Dr. João Daniel Hillebrand, em 06 de novembro de 1825 (?). Comerciante, depois ourives, evangélico, nascido no ano de 1803 em Hamburgo, filho natural de Maria Zimmermann, casou-se no dia 06 de dezembro de 1827 com Catarina Lange. Assinou em 17 de abril de 1825 uma queixa coletiva de 34 colonos contra o pastor protestante Ehlers e foi integrante da Companhia de Voluntários Alemães (1825/27), onde foi dado de baixa, junto com outros alemães, por não prestar os serviços que dele esperava o marquês de Barbacena. Estabeleceu-se finalmente em Hamburgo Velho (Hamburger Berg), onde, durante a Guerra dos Farrapos, lhe incendiaram a casa (Petry, São leopoldo, página 57). Petry, no mencionado livro, registra Carlos Benjamim Zimmermann entre os primeiros imigrantes, "chegado a São Leopoldo em 25 de julho de 1824" com o número 43, o que não corresponde à verdade, pois chegou a São Leopoldo com a Leva III. Esse seria um dos comerciantes hamburgueses, citados muitas vezes como aqueles que teriam dado origem ao nome de Novo Hamburgo, faleceu sem deixar descendência.
Imigrante Heinrich Pehls
Imigrante Johann Liborius Mentz
chegou a Sao Leopoldo em 06 de novembro de 1824, com a esposa e 4 filhos. Passageiros da sumaca Ligeira e da galera Germânia, em cuja travessia tormentosa se deu o fuzilamento de oito recrutas alemães. Carpinteiro e lavrador em Hamburgo Velho (Hamburger Berg), em cujo lote número um se elevava, desde 1824, o monumento em homenagem à colonização alemã em Hamburgo Velho, nascido no primeiro dia do mês de abril de 1765 em Tambach na Thüringen, faleceu no dia 15 de março de 1826 em Hamburgo Velho, casou-se no dia 05 de fevereiro de 1789 com Magdalena Ernestina Lips, nascida no dia 17 de julho de 1766 em Tambach, falecida no dia 06 de dezembro de 1852 em Hamburgo Velho. Pais de quatro filhos solteiros em 1824, com muita descendência no Brasil.