quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã VI

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã V

Dr. Guido Rauber, Leonor Kuhn, Federico Neis e Felipe Kuhn Braun.

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã IV

O jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun e o prefeito da cidade de Puerto Rico, Federico Neis.

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã III

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã II

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã I

Palestra em Puerto Rico - sobre Imigração Alemã

Igreja de Mbopicuá - interior de Puerto Rico

Na Igreja da Linha Paraná


Na Igreja de Puerto Rico

Interior da Igreja na Linha Paraná

Interior da primeira Igreja construída em Puerto Rico

Primeira Igreja construída em Linha Paraná - interior de Puerto Rico

Puerto Rico

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro o jornalista e escritor Felipe Kuhn Braun esteve em Puerto Rico, na Província de Misiones, Argentina, para realizar uma palestra sobre a imigração alemã no sul do Brasil e no nordeste da Argentina. O pesquisador aproveitou a oportunidade para fotografar a região e pesquisar sobre as famílias instaladas em Puerto Rico no início do século XX. Segue algumas fotografias feitas por Braun.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Genealogia von Hohendorff

Genealogia da família von Hohendorff do Vale do Sinos, cujas origens remontam ao ancestral Martin von Hohendorff, nascido em 1400 na Prússia Oriental.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Seminário Santo Inácio em Salvador do Sul

Na foto tirada no começo da década de 1960 no Seminário Santo Inácio em Salvador do Sul aparecem os estudantes do terceiro ano do colégio. Compenetrados nos estudos. O professor da garotada era o Frater Arthur Bohnen.

Encontro de religiosos no Seminário Central de São Leopoldo

Foto histórica para a Igreja Católica de nossa região. Nela estão os padres do Seminário Central de São Leopoldo no ano de 1929. Da esquerda para direita estão (sentados): Estevan Reszka, Clemente Brüning, Max Schneller S.J., José G. Wiest e Miguel Royer. Na fila do meio: José Breitenbach, David Groth, Casimiro Tronko, Aug. Cortivo, Pio Busanello e Arthur Hartmann. Na terceira fila (atrás): Afonso Schmidt, Afonso Wiest, Leopoldo Kuhn, André Ferrari e Santino Adams.

Seminário São José

Seminário São José em Gravataí no começo da década de 1960. O seminário na época também era conhecido como Skt. Josefs Seminar, nome em alemão, pois, lá estudaram muitos jovens de origem alemã.

Os Heck de Tupandi


Na foto tirada por volta de 1880 em Tupandi está o casal Pedro Heck e Maria Rambo Biernfeld. Pedro era natural de São José do Hortêncio, neto do imigrante Johann Nikolaus Heck, um dos primeiros habitantes de São José do Hortêncio. Pedro e Maria foram bisavós do ex-prefeito de Tupandi, Milton Müller.

Irmãos Kuhn

Nas foto tirada na década de 1940 estão os irmãos Aloísio e Albano Kuhn com amigos em Boa Vista do Herval. Aloísio era comerciante em Herval e Albano vereador em São Leopoldo. Os irmãos Kuhn, naquele ano foram campeões do bolão (Aloísio) e do tiro ao alvo (Albano).

Os Fleck de Santa Maria do Herval

Na foto tirada no ano de 1905 no interior de Santa Maria do Herval está Gothardo Fleck com seu neto Belmiro e os bois “Índio” e “Guarani”. A foto nos mostra a simplicidade e o trabalho das famílias do interior, em uma época em que desde pequenos, todos acompanhavam os pais e avós na lavoura.

Ponte em Santa Maria do Herval

A comunidade de Santa Maria do Herval organizou uma grande festa no ano de 1965 para comemorar a inauguração dessa ponte construída naquele ano sobre o rio cadeia, no município. A cerimônia contou com personalidades importantes da região, entre elas o governador do Estado da época.

Santa Maria do Herval

A foto tirada no ano de 1926, ao que tudo indica é a imagem mais antiga do município de Santa Maria do Herval. Nela é possível ver ainda muita mata, poucas casas e a antiga capela que foi construída em 1910 e mais tarde destruída para construção da igreja atual do município.

Famílias Wagner e Eich

Foi com muita festa que as famílias Wagner e Eich se reuniram no ano de 1927 no interior de Santa Maria do Herval. Na foto foram registrados costumes da época, as mulheres mais velhas usavam vestidos escuros, as mais novas roupas brancas. A casa da família não seguia a regra da construção enxaimel, tão presente no interior na época dessa foto.

Banda de música em Santa Maria do Herval

Essa era a banda de música de Santa Maria do Herval no ano de 1928. Era formada entre outros pelos irmãos Reinaldo, Walter e Teobaldo Fleck. Observa-se a pose das crianças sentadas em frente aos músicos que estavam muito bem arrumados.


Família Kroetz

Na foto tirada no começo do século passado no interior de Santa Maria do Herval está Maria Margarida Kroetz com os filhos (da esquerda para direita): Aloísio e Catarina Wagner e uma filha que era casada com um Clement. Sentadas, Maria, a mãe Margarida e outra filha que também ficou solteira. Margarida era casada com João Wagner, já falecido quando a foto foi tirada.

Comício em Santa Maria do Herval

Na foto tirada na década de 1940 no município de Santa Maria do Herval está a esquerda Nestor Schaumloefel e ao centro Albano Kuhn (o segundo da esquerda para direita de braços cruzados), em um comício para as eleições municipais. O professor Nestor tinha um irmão chamado Wili que foi junto com Albano, vereador por Santa Maria do Herval, na época em que o atual município era distrito de São Leopoldo.